Depois de muita luta dos cicloativistas e da população, a principal avenida da cidade de São Paulo, Av. Paulista, começou a receber uma via exclusiva para ciclistas. As obras foram iniciadas na madrugada de segunda-feira (05) com a interdição da faixa da esquerda, nos dois sentidos, da avenida entre a Rua Augusta e a Alameda Casa Branca.

Com a obra prevista para ser concluída em aproximadamente 180 dias, a ciclovia será feita no canteiro central e terá 4 km de extensão, fazendo a conexão com 11 ciclovias e ligando as regiões do Centro, Pacaembu, Ibirapuera e Vila Mariana. O projeto prevê o alargamento do canteiro central da avenida para instalação da ciclovia. O layout da ciclovia está disponível aqui.

Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista

Importante lembrar que as obras não irão interferir no funcionamento da Ciclofaixa de Lazer, que é operacionalizada aos domingos e feriados nacionais. Esta continuará sendo montada na faixa adjacente à ocupação da obra.

Já o funcionamento da faixa exclusiva de ônibus sofrerá alterações, para priorizar a fluidez do tráfego de veículos destinados ao transporte público, passando a ser ativada também aos domingos das 8h às 22h, enquanto durarem as obras.

A engenharia de campo da CET irá monitorar a interdição, orientando os motoristas e pedestres, os veículos deverão circular pelas faixas restantes. A Companhia de Engenharia de Tráfego sugere alternativas para os motoristas dos veículos privados:

Mapa das ruas próximas a Avenida Paulista 

  • Os veículos oriundos da região da Vila Mariana, com destino à Rua da Consolação ou Avenida Doutor Arnaldo, poderão seguir pelas ruas Treze de Maio, Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Antonio Carlos;
  • Os veículos oriundos da Região de Perdizes e da Avenida Rebouças, com destino à região da Vila Mariana, poderão seguir pela Alameda Santos, Rua Cubatão e Rua José Antonio Coelho.

Fonte: Bike Legal