Mesmo que você tome todos os cuidados necessários para manter seu relógio protegido, bem conservado e reluzente, ninguém está livre de pequenos acidentes que podem lanhar o vidro do marcador. Na verdade, a cobertura pode ficar arranhada pelo simples uso diário, a partir do roçar constante contra suas roupas, leves toques em peças, material ou mesa de trabalho ou ainda por conta de esbarrões em outros objetos. Há várias medidas para tirar esses arranhões do vidro de seu relógio, algumas caseiras, outras mais profissionais. Você gostaria de conhecer as técnicas mais eficientes?

Use creme dental

Mesmo os relógios mais sofisticados de hoje em dia usam, na maioria das vezes, coberturas feitas de vidro endurecido ou plástico acrílico. Como esses materiais são mais flexíveis e menos duros, ficam mais expostos a riscos e arranhões com facilidade. E justamente por conta dessa maleabilidade, esses materiais plásticos e vítreos respondem bem ao uso de produtos caseiros para remoção de escoriações na tampa. E o mais conhecido é a pasta dental branca, daquelas mais básicas. Esses cremes funcionam comumente porque apresentam ingredientes abrasivos, como titânio e fluorita, em leve concentração em sua composição.

O creme deve ser colocado sobre um pano limpo, o qual será passado sobre o relógio seco. Deve-se esfregar a tampa em movimentos circulares e com leve pressão. Quando o creme ficar seco, remova a pasta dental e avalie. Faça aplicações extras, se achar necessário. Use uma escova para retirar o creme que ficou preso nas cavidades e fendas do relógio, com cuidado.

Use uma máquina de polir

Quando a cobertura do relógio for de cristal, safira ou de outros materiais mais delicados, você terá que levar o relógio para ser tratado em relojoarias ou casas especializadas. O profissional gabaritado usará uma pasta de polir na área afetada e posicionará o relógio contra um disco de feltro, fazendo pressão média, a fim de remover os arranhões a partir das rotações da peça.

Use produtos abrasivos especiais

Existem ainda no mercado substâncias especiais que trazem polímeros ou outros ingredientes abrasivos na composição e que são comercializadas como tira riscos, de uso em vários objetos, ou removedores de arranhões. Normalmente, são aplicados com o auxílio de flanelas, também se fazendo movimentos circulares sobre a região arranhada, ou com o bom uso de um pedaço de palha de aço. Manchas e riscos saem, gerando um resultado bem próximo ao do polimento profissional das relojoarias.

Use produto para polimento de metais

Os visores de plástico, acrílico ou vidro endurecido ainda podem ter bons resultados com outra técnica eficaz, usando-se um produto para polir metais, facilmente encontrados e comprados em supermercados. Primeiro, deve-se lixar toda a superfície da cobertura com uma lixa d’água comum, daquelas compradas em lojas de materiais de construção, fazendo uma leve pressão. Compre uma lixa fina, de nº 400 ou superior, indicadas para lustrar. Aplique, então, algumas gotas do produto sobre o vidro do relógio e esfregue com uma flanela em movimento circular. O vidro ficará livre dos riscos em poucos minutos.

Se o seu relógio está com alguns riscos por causa do uso ou por tê-lo batido em algum local, você poderá facilmente deixá-lo bonito e elegante mais uma vez com esses métodos, como se estivesse novo em folha! Você já usou alguma dessas técnicas?