O Mailchimp é uma das plataformas de envio de email marketing mais eficazes do mundo. E mais democrática também. 

Por Rodrigo Dantas – Para o TechTudo

Mailchimp  é uma das plataformas de envio de email marketing mais eficazes do mundo. E mais democrática também. Em apenas 20 minutos qualquer pessoa com conhecimento básico de Internet pode criar e enviar uma campanha dentro do site. Simples e rápido. O mais bacana que o Mailchimp te permite 12.000 disparos grátis. O TechTudo te ensina neste tutorial o passo a passo decomo usar o Mailchimp de forma eficaz .

Atenção: o Mailchimp bate forte nos mailings comprados. Para ser eficaz a lista deve ser boa e fiel ao que precisa ser comunicado. Aliás é bem comum ser banido do sistema após índices de rejeição por parte dos destinatários.

Passo 1. Cadastro – Vá em Create Account – Insira seu email, escolha seu username e sua senha.

Valide o email que o Mailchimp te enviar e faça o  login.  Logo no primeiro acesso será necessário preencher dados básicos como endereço, nome completo e etc.

Passo 2.  Crie uma lista – Clique em Lists e Create Lists.

Dica: Uma boa lista é o segredo do disparos de email marketing. Sendo assim, mailings comprados viram spam e o Mailchimp é inteligente suficientemente para banir o acesso das listas ruins. Importante ter certeza da qualidade da lista.

Nomeie a lista. Cadastre um email para devolução de mensagens e informe o porquê do destinatário estar recebendo esse email.

Para preencher os contatos nas listas é possível: digitar os e-mails um a um, usar ferramentas como o Google Contacts diretamente e fazer o Upload rápido no sistema usando um arquivo csv. do Microsoft Excel (forma mais eficaz).

Aguarde alguns segundos até completar a transferência. Você receberá um e-mail confirmando o upload , se clicar em Lists a quantidade de contatos importados aparecerá no Dashboard .

Passo 3.  Design – Crie sua campanha

Clique no menu Campaign , em seguida Create Campaign . Escolha a opção Regular Campaign.

Selecione a lista que você importou da campanha e clique em Next Step – Setup.

Nomeie a campanha e confira os dados pré cadastrados. Nesta etapa é possível fazer uma conexão com o Facebook, Google Analytics e Twitter . Se tudo estiver correto clique em Next Step – Design

Selecione o modelo do template . Se tiver um modelo próprio é possível usar através de um upload também.

Selecione uma entre as mais de trezentas opções de Layouts.

Edite o conteúdo do e-mail. Os templates estão preparados para edição de fotos, textos e links . Bem fácil. Clique no box correspondente e edite as informações que serão visualizadas no email marketing. Dentro de cada box é possível inserir links , fotos e cores. Confirme as configurações e clique em Next Step – Plain Text.

Confirme todo texto escrito no HTML configurado através do template escolhido e clique em Next Step – Confirm.

Antes de enviar os emails é muito importante visualisar o layout e ainda assim enviar um email de teste para verificar se urls , imagens e textos estão funcionando corretamente. Faça um Preview para ver a “cara” do email. Em  Schedule  podemos programar o envio para diferentes horários.

Após os testes e ajustes é hora do disparo. Clique em Send Now para enviar.

É parte essencial do sucesso de toda campanha acompanhar os relatórios e obter dados sobre o andamento dela. No menu Reports é possível gerenciar a campanha em tempo real. Lembre-se que campanha boa é aquela que possui antes de tudo, um bom mailing (lista).